Antiquários

Atualizado: Abr 5

Eita momento doido que estamos vivendo -infelizmente ainda cheio de incertezas- porém de muitos aprendizados (repensar nosso consumo com certeza é um deles).

Vamos combinar que a gente fica até meio atordoado e chega a pensar em extremos: nos tornar minimalistas é nossa única escolha? Confesso que andei pesquisando bastante sobre o assunto, aí vi nas redes sociais aqueles perfis que se dizem adeptos e na verdade as casas são claramente patrocinadas por lojas, espaços montadinhos com objetos para vender essa ideia. Pensando bem ser radical não é a única solução, há muitas opções que um consumo mais consciente nos traz:


-Upcycling é uma delas que você que nos acompanha sabe que particularmente amo e super decoro minha casa dando novo uso a objetos que já não usava mais.

Separei aqui algumas ideiais simples para você começar, é só clicar no link e navegar nesses posts:


Já pensou em dar algum uso às rolhas que descarta ?


E as garrafas tem ideias do que pode fazer com elas,

já pensou que pode decorar uma festa?! Foi como fiz o batizado da minha sobrinha, dá uma olhada nessas ideias.


E gavetas, já pensou que pode construir algo ou decorar suas paredes com elas?


-Porém você pode me dizer que não é dessas que curte ressignificar, então o que acha de decorar seus espaços comprando peças em antiquários? Trazer para sua casa objetos que já fizeram parte da história de outras pessoas é uma forma de aumentar a vida util dessas peças, diminuir o descarte enquanto traz vida para sua casa. Posso te garantir que vale à pena garimpar, para você visualizar melhor, dá uma olhada nesses cantinhos que andei montando nesses tempos de pandemia:


Minha mãe, trancadinha em casa aguardando a vacina chegar resolveu que queria montar uma parede no quarto dela para contar um pouco da história dela e do meu pai- diante dessa solicitação lá fui eu garimpar.

Estávamos ainda com os shoppings abertos, então aproveitei para dar uma olhada em lojas de decoração, tok stok, etna.... mas confesso que sem sucesso algum, sei lá parece que aqueles objetos não iam somar às memórias dos meus pais: seu convite de casamento, fotos de infância ficariam um tanto quanto perdidos em uma moldura novinha, sem história.

Não fiquei satisfeita com ideia nenhuma e continuei minha busca, foi quando conheci o Antiquário do Delton em Bauru, um espaço de deixar a gente doida porque o proprietário é daqueles apaixonados pelo que faz, então garimpa peças no mundo todo.


Reuni espelhos, molduras, aí sim as fotos dos meus pais estavam bem colocadas, junto com o relógio de bolso que meu pai usava quando novo e um lenço que minha mãe tinha desde moça.





Olha como ficou linda essa parede: um resuminho da história dos dois que começa com eles bebês e tem lá no alto a foto dos cabelos brancos, tirada pela Má (minha irmã) ano retrasado em Serra Negra quando comemoramos suas bodas de rubi - 40 anos de casados.





Como estávamos reformando uma cozinha com fogão à lenha na casa da fazenda que estamos morando aproveitei para angariar também algumas pecinhas chave para nossa cozinha:




-como esse porta pão dos anos 50, que vamos combinar deixou nossa cozinha um charme só;





É uma cozinha pequena -coloquei poucos itens- afinal ter uma comidinha de fogão à lenha é o que mais importa!

Uma das coisas mais legais desse antiquario é que apaixonado que é, o Delton monta peças a partir de ferragens, pedaços de carro... olha que charme essas prateleiras que ele montou com aquelas "asas" de fogão (era só o que eu precisava para fazer companhia para meu porta pão).



É isso, curtiu?!

Espero ter te incentivado a garimpar, tenho certeza que sua casa vai ficar mais cheia de vida. Você pode começar no mercado livre, tem muita coisa legal e o contato do Antiquario é o Delton - whatsapp 55 14 99793-6250, divirta-se no garimpo!

Beijão







Posts recentes

Ver tudo

Em casa